sexta-feira, 17 de agosto de 2018

REMANESCENTES DE QUILOMBO - Marcela e Yasmim



 - O Território nacional predominantes pelo escravos conhecidos como remanescentes de quilombos, e essas terras foram dadas como herança  de quilombolas, por meio da compra efetuada por  ex-escravos. Qual o prêmio dos ex-escravos?
Hoje de remanescentes de quilombos estima-se que a população total dessa comunidade seja de 80 mil pessoas;e algumas delas conserva termos africanos. As comemoraçoes da comunidade é pelo centenário da abolição. A constituição brasileira reconheceu a propriedade definitiva por terras ocupadas afirmado pelo artigo 68. 



  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.
   Art. 68 da constituição brasileira. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos ques estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.
  Quilombolas. Quilombolas são habitantes de quilombos, um fenômeno típico das Américas. Enquanto no período da escravidão o termo referia-se a escravos africanos e afrodescendentes que fugiram dos engenhos
Remanescentes é o plural de remanescente. O mesmo que: demasias, sobras, excedentes, excessos, restantes, restos, sobejos, trocos.
  Terras de pretos foi o prêmio para os ex-escravos por construir as comunidades que é chamadas quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS AFRICANOS ESCRAVIZARAM AFRICANOS

   Trabalho dos alunos: RAFAEL S.S E ANDRÉ FALCÃO O tráfico de escravos desenvolveu-se em parte graças à participação dos próprios ...