segunda-feira, 19 de novembro de 2018

A TRAVESSIA E OS NAVIOS NEGREIROS - Thalita e Júlia B5




Os navios negreiros foram embarcações, aproximadamente em 1830, que fizeram a travessia do Atlântico, do continente africano para o continente europeu. Os navios carregavam produtos que seriam trocados, como açúcar e café, também transportavam homens e mulheres para serem escravizados. Aglomerados nas feitorias em barracões de madeira ou pedra, os escravizados esperavam os navios negreiros chegarem, que só partiam depois de completada a carga, para garantir a lucratividade da viagem.

A viagem costumava ser muito difícil e durava mais ou menos dois meses, por conta das tempestades podiam se prolongar por mais tempo. Esses homens e mulheres viajavam em péssimas condições onde muitos morriam por inanição e desidratação. As condições nos navios eram precárias, sem ventilação nos porões – onde passavam boa parte do tempo – nem higiene adequada. A alimentação era bastante restrita e recebiam pequenas porções de farinha e carne seca e um pouco de água, que era rara até mesmo entre a tripulação.
Como eram as condições dos escravizados durante as viagens?


Para garantir o lucro do negócio do tráfico a superlotação foi constante nos navios negreiros. Nos porões eram separados: de um lado ficavam os homens e no outro as mulheres e as crianças. O enjoo era constante e os dejetos humanos eram presentes no meio desses escravos. Os odores só suavizavam quando eram limpos com água do mar e vinagre. Com essas condições era inevitável que doenças surgissem e se alastrassem, fazendo com que os escravos chegassem doentes nos postos. As principais doenças eram o sarampo, a diarreia e o escorbuto. 

Por fim cabe a nós lembrarmos que esta atividade estabeleceu-se com base na exploração e violencia contra os homens e mulheres africanos (embora fosse muito lucrativo).Tratar da escravidão, do tráfico atlântico e do cotidiano dos navios, entendendo essas pessoas apenas como carga humana é relega-los o papel mercadológico a que foram submetidos durante trezentos anos. É preciso destacar a contribuição dos africanos de diversas origens étnicas, suas ações, suas manifestações culturais e seu modo de ser e agir no mundo, que nos formam também enquanto nação.




PALAVRAS CHAVES: 

Navio- Embarcação coberta destinada a navegar no mar (ou rios muito caudalosos).
Negreiro-Dizia-se da pessoa que fazia tráfico de negros, do navio que servia a esse tráfico ou do comandante desse navio. Traficante de escravo.
Escravizados- Reduzir à condição de escravo.



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DREGUER, Ricardo. Kiese: história de um africano no Brasil. São Paulo: Moderna, 2015.(https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/navios-negreiros/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS AFRICANOS ESCRAVIZARAM AFRICANOS

   Trabalho dos alunos: RAFAEL S.S E ANDRÉ FALCÃO O tráfico de escravos desenvolveu-se em parte graças à participação dos próprios ...