sexta-feira, 9 de novembro de 2018

TIRADENTES



Trabalho dos alunos: Douglas e Nicolas


1- Resumir sobre a historia da cidade de congonhas. MG


Por volta de 1700, alguns portugueses povoaram a Vila Real de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete). Muitos se fixaram na Vila Real de Queluz e outros saíram em busca de ouro, fundando novos arraiais e organizando núcleos populacionais às margens do Rio Maranhão. Há alguma controvérsia sobre a data da criação da Freguesia de Congonhas.  Xavier da Veiga cita sua criação por Alvará Régio de 03 de abril de 1745. Entretanto, o Cônego Trindade menciona o ano de 1734 e, segundo ele, a Freguesia foi elevada à condição de Colativa por Alvará de 06 de novembro de 1749. O livro de Lotação das Freguesias do Arquivo Eclesiástico de Mariana registra informação mais detalhada e confiável: “Foi erigida por ordem de Sua Majestade em 1734 e depois, pelo Ordinário, em curato e, pelo Alvará de 13 de abril de 1745, foi mandada declarar natureza colativa, em lugar da Nossa Senhora da Conceição do Ribeirão do Carmo que, pela sua elevação à Cabeça da Diocese, passou a ser curato amovível a arbítrio do Prelado”. Devido à quantidade de ouro encontrada, esse importante centro de mineração gerou fortunas para muitos homens que aqui se instalaram. Em 1746, numa lista secreta dos homens mais abastados da Capitania constaram dez nomes da Freguesia de Congonhas e todos eram mineiros. O historiador Augusto de Lima Júnior, na Revista de História e Arte, nº 01, afirmou que as lavras das Goiabeiras, Boa Esperança, Casa de Pedra, do Pires, da Forquilha e do Veeiro são indicadores de um passado de larga prosperidade, além do famoso Batateiro, assim chamado pelo tamanho avultado dos grandes granetes de ouro, que fizeram a riqueza de inúmeros mineradores.


2- Escreva explicando sobre o pai de Tiradentes. Domingos da Silva

Santos. Pág. 39


Domingos da Silva Santos morava em uma fazenda com seu filho e sua esposa, após muito trabalho no amanho da terra que passou a dedicar-se também a mineração. Em pouco tempo já possuía 35 escravos, pouco tempo depois de sua vida melhorar, Domingos resolveu se aventurar na politica, tendo sido eleito para o cargo de vereador da Câmara de São José Del Rei entre 1755 e 1757.



3- Escreva explicando sobre Sebastião Ferreira Leitão. Pág. 40



Sebastião Ferreira Leitão era dentista e, vendo que o menino se mostrava interessado na profissão, aos poucos passou a lhe ensinar os rudimentos do oficio.



4- Teria Tiradentes sido o primo pobre? Explique. Pág. 41


Como afirmam alguns historiadores, que quiseram ver no movimento pela libertação da pátria apenas um enorme calote que senhores abonados da colônia quiseram aplicar na Real Fazenda, quando souberam que teriam parte de suas fortunas confiscadas pela decretação da derrama.





5- 1757. Com a morte do pai como Tiradentes passou a viver? Explique.

Pág. 42

Com a morte de seu pai em 1757, o jovem rapazinho viu-se obrigado a ir atrás de trabalho para
ajudar a família. Pouco tempo se dedicou a cultivar a terra, pois não lhe agradava ser lavrador. Decidiu, portanto, morar com o seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que passou a lhe ensinar o ofício de arrancar dentes, como já ficou dito.


6- Tiradentes destacou-se como Alferes? Explique. Pág. 43



Destacou-se como alferes, tornando-se um soldado exemplar. Era ele quem sempre acabava sendo escolhido para ficar com as tarefas mais arriscadas e difíceis. Mesmo assim, em quatorze anos que serviu como alferes, jamais foi promovido, enquanto que outros iam galgando os postos, ainda que tivessem ingressado na carreira militar bem depois dele.



7- E como teria sido a vida amorosa de Tiradentes? Pág. 44



Até onde se sabe, o alferes não foi muito feliz no amor. Ele era bastante mulherengo e teve várias

mulheres, mas todos os seus casos foram efêmeros. Gostava das mocinhas trigueiras, sobretudo se fossem novas. Porém, não se casou na igreja, permanecendo solteiro por toda a vida. De acordo com o cônego Luís Vieira da Silva, um dos personagens mais importantes da inconfidência mineira, Joaquim José adorava frequentar prostíbulos e vivia prometendo prêmios futuros para as meretrizes, tão logo a república se formasse no Brasil, talvez para conseguir favores sexuais sem precisar pagar.


8- Quem era José Álvares Maciel? Explique. Pág. 46



Tendo nascido em Vila Rica no ano de 1760, José Álvares Maciel pertencia a uma das famílias

mais ricas e importantes da cidade. Seu pai era o capitão-mor José Álvares Maciel, homônimo do filho, e sua mãe Dona Juliana Francisca de Oliveira Leite. Em 1782, embarca para a Europa com o objetivo de estudar na Universidade de Coimbra. Muitos historiadores afirmam que ele se formou em Ciências Naturais, mas o seu diploma, que se encontra hoje no Museu da Inconfidência, patenteia que o rapaz recebeu o “grau de Bacharel da Faculdade de Filosofia” no mês de julho de 1785, obtendo nota máxima de seus mestres, ou seja, “nemine discrepante”.


9- Gente instruída e abastada. Se a independência fosse proclamada. O

que alegavam? Pág. 49


“Queremos a pátria independente, a cultura livre, a exploração livre, a abolição dos impostos, que são o cativeiro e o roubo, a Universidade, e conosco a Justiça, a Administração e o Governo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS AFRICANOS ESCRAVIZARAM AFRICANOS

   Trabalho dos alunos: RAFAEL S.S E ANDRÉ FALCÃO O tráfico de escravos desenvolveu-se em parte graças à participação dos próprios ...